domingo, 9 de maio de 2010

Deu? Não deu? Deu La Deu.

Me perdoem o trocadilho, não pude pensar em nada melhor. O Deu La Deu é um vinho verde monovarietal produzido com a casta Alvarinho. Segundo a Wikipedia é das castas mais nobres de Portugal, originária do noroeste da península Ibérica. Segundo a mesma fonte produz vinhos de alta qualidade principalmente na sub-região de Monção e Melgaço.


E esta é realmente a minha opinião sobre este vinho. De alta qualidade e relação custo-benefício muito boa.
O Deu La Deu em questão foi do ano de 2008, teor alcoólico de 12%. É bastante acessível sendo encontrado em vários mercados por volta dos 6 Euros.


Para o meu paladar sugere um vinho bastante parafinado, de aroma primário essencialmente mineral. No que se refere ao caráter frutado os cítricos me chamam atenção (ainda que eu não possa definir se laranja ou limão). Fim de boca curto, acidez baixa. 
Creio que combine com peixe branco grelhado. Entretanto minha prova foi realizada com comida japonesa (acreditam? hehe). Sim, acho que combinou bem com sushi de salmão, acompanhado obviamente do Shoyu e Wasabi. E creio que daí a boa impressão. O caráter parafinado e mineral do vinho contrastaram bem (a meu ver) com o salgado do molho shoyu e a força picante do Wasabi.
Abaixo, um mapa da região do Alvarinho e a opinião da wikipedia. Pra ser sincero consegui apenas identificar pêssego, limão e mel. Mas fica a dica!

Wikipedia.

Segundo a wikipédia o Alvarinho, é um "vinho que possui cor intensa, palha e com reflexos citrinos. O aroma é intenso, distinto, delicado e complexo, que vai desde o marmelo, pêssego, banana, limão, maracujá e líchia (carácter frutado), a flor de laranjeira e violeta (carácter floral), a avelã e noz (carácter amendoado) e a mel (carácter caramelizado). Seu sabor é complexo, macio, redondo, harmonioso, encorpado e persistente."


imagem: http://www.winexpress.com.br/imgprod/alvarinho_deu_la_deu.gif


até o próximo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário